Devido à sua flexibilidade e funcionalidades incomparáveis, o código de barras GS1 DataMatrix chamou a atenção das cadeias de suprimentos de diversas indústrias.
A crescente concorrência e os padrões globais alavancaram o uso do código como uma nova solução para processos e fluxos de trabalho mais eficientes.
O setor da saúde, abordado de forma especial neste conteúdo, têm enfrentado desafios em relação à falsificação de medicamentos, recalls problemáticos, faltas no estoque e ineficiência da cadeia de suprimentos.
Nesses casos, o GS1 DataMatrix é uma tendência mundial para melhorar a segurança do paciente e solucionar alguns gargalos produtivos e distributivos do ramo farmacêutico.
Aplicações do GS1 DataMatrix para a saúde
O código GS1 DataMatrix é um tipo de código de barras bidimensional (2D) capaz de armazenar diversas informações sobre variados produtos em uma pequena área.
Número serial, identificação do lote e data de vencimento são exemplos de dados que podem ser armazenados neste código.
Muito utilizado no setor da saúde, o GS1 DataMatrix também pode ser aplicado em outros segmentos, contribuindo para otimizar os processos da cadeia de suprimentos.
Conheça agora algumas das aplicações do GS1 DataMatrix que estão transformando o setor da saúde!
1- Garantindo a integridade dos dados
O GS1 DataMatrix é um formato mais seguro para armazenamento de dados de produtos e itens como medicamentos. Isso porque sua leitura é mantida ainda que ocorram pequenos dados à impressão.
2- Otimizando a gestão de estoques
Gerencie seus estoques com maior eficiência baseando-se na transparência de informações que o GS1 DataMatrix pode fornecer sobre o inventário.
O código ajuda a identificar e separar produtos, assim o encaminhamento para distribuição e venda, bem como a revisão do estoque, ganham mais agilidade.
3- Gestão de ativos
O GS1 DataMatrix pode ser impresso diretamente em equipamentos e produtos. Em um hospital, por exemplo, é possível imprimir o código diretamente em instrumentos de uso cotidiano, como tesouras.
Garante-se dessa forma o controle mais preciso sobre os ativos, inclusive de medicações controladas e de alto risco.
4- Reduzindo desperdícios
Com o GS1 DataMatrix é possível identificar o prazo de validade de itens no estoque em qualquer nível da cadeia, reduzindo consideravelmente o desperdício.
5- Segurança hospitalar
O código pode ser utilizado para registro de informações sobre pacientes, facilitando o acesso a elas quando necessário. Com o código, dados sobre quais medicamentos estão sendo utilizados e suas dosagens ficam armazenados de forma segura.
6- Padronização para controle nacional
Com a implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM) pela Anvisa, o GS1 DataMatrix será o código padrão para armazenamento e transmissão de dados sobre medicamentos.
7- Aplicação em pontos de venda
Com os códigos impressos diretamente na embalagem dos medicamentos, será possível utilizar o padrão GS1 DataMatrix em pontos de venda, nas farmácias, facilitando o acesso a dados como o valor do produto.
8- Recalls sem dores de cabeça
Realizar o recall de um produto é um processo desgastante. Perde-se tempo com as operações rotineiras, perde-se valor de mercado com os impactos negativos entre os consumidores. Enfim, são dores de cabeça que surgem, mas que podem ser minimizadas.
Ao proporcionar um registro 100% preciso das informações sobre movimentações dos produtos, o GS1 DataMatrix permite identificar quais unidades devem ser recolhidas.
Ganha-se tempo com o monitoramento do transporte e, sobretudo, a identificação de possíveis pacientes que consumiram o produto.
O GS1 DataMatrix também auxilia na abertura de uma linha direta entre paciente, os protocolos a serem aplicados e as medicações necessárias, reduzindo erros de medicação em mais de 50% e minimizando riscos de eventos adversos de medicamentos em até 75% em ambiente hospitalar.
Novas tecnologias, novas ferramentas
O código DS1 DataMatrix, como indicado, é um código bidimensional. Isso significa, para além das informações apresentadas, que sua leitura não é realizada por leitores convencionais.
Dentro de suas recomendações, a GS1 Healthcare indica a utilização dos scanners em software de leitura baseado na captura de imagens, como o RapidRX, que podem ser aliados a diferentes dispositivos móveis fornecendo a flexibilidade que a indústria da saúde precisa.
Multiscanner RapidRX revoluciona a gestão de ativos na saúde!
Atualmente, com a ajuda do app RapidRX, estamos transformando empresas mundiais de diversos setores, otimizando seus fluxos de trabalho e a aumentando a eficiência dos seus colaboradores em até 400%! Obtenha informações em tempo real e orientações em tela, disponibilizadas pelo nosso recurso de Realidade Aumentada (RA).
Ainda restaram dúvidas sobre os benefícios da aplicação do GS1 DataMatrix para o seu negócio? Tire suas dúvidas com o nosso time de especialistas, estamos a poucos cliques de distância!
{{cta(‘2313eb74-cdb8-45c0-8c7c-55d278d8b6bf’)}}